Iniciando no Object Pascal

21-01-2011 20:47

 

Fundamentos do Object Pascal

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Antes de partir para a linguagem propriamente dita, vamos revisar alguns conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos.

Classe: Definição de tipo dos objetos, modelo de objeto.

Objeto: Instância de classe, variável cujo tipo é uma classe.

Atributos: Variáveis de instância, são os dados de um objeto.

Métodos: Funções e procedimentos de um objeto.

Propriedades: Apelido usado para evitar o acesso direto aos atributos de um objeto, onde podemos especificar métodos que serão usados para ler e atribuir seus valores a esses atributos.

Mensagens: Chamada de métodos, leitura e atribuição de propriedades.

Encapsulamento: Conjunto de técnicas usadas para limitar o acesso aos atributos e métodos internos de um objeto.

Herança: Possibilidade de criar uma classe descendente de outra, aproveitando seus métodos, atributos e propriedades.

Ancestral: Super classe ou classe de base, a partir da qual outras classes podem ser criadas.

Descendente: Subclasse.

Hierarquia de Classes: Conjunto de classes ancestrais e descendentes, geralmente representadas em uma árvore hierárquica.

Polimorfismo: Capacidade de redefinir métodos e propriedades de uma classe em seus descendentes.

1.0 Estrutura de Units

Vamos examinar o código gerado para um novo Form, identificando as principais seções de uma Unit típica. Crie uma nova aplicação e observe na Unit principal as seguintes cláusulas.

Unit: A primeira declaração de uma unit é seu identificador, que é igual ao nome do arquivo.

Interface: Seção interface, onde ficam declarações que podem ser usadas por outras Units.

Uses: Na cláusula uses fica a Lista de Units usadas.

Type: Na cláusula type fica a definição de tipos, aqui temos a declaração da classe do Form.

Var: Na cláusula var são declaradas as variáveis, aqui temos a declaração da instância do Form.

Implementation: Na seção implementation ficam as definições dos métodos.

End: Toda Unit termina com um end a partir de onde qualquer texto é ignorado.

2.0 Variáveis

No Delphi, toda variável tem que ser declarada antes de ser utilizada. As declarações podem ser feitas após a palavra reservada var, onde são indicados o nome e o tipo da variável. Os nomes de variáveis não podem ter acentos, espaços ou caracteres especiais como &, $ ou % e o primeiro caractere de um nome de variável tem que ser uma letra ou um sublinhado. O Delphi ignora o caso das letras.

Variáveis Globais

As variáveis abaixo são globais, declaradas da Interface da Unit. Podem ser acessadas por qualquer Unit usuária.

var
I: Integer;
Usuario: string;
A, B, Soma: Double;
Ok: Boolean;

Variáveis Locais

As variáveis abaixo são locais ao método, ou seja elas só existem dentro do método, não podem ser acessadas de fora, mesmo que seja na mesma Unit. Na verdade essas variáveis são criadas quando o método é chamado e destruídas quando ele é encerrado, seu valor não é persistente.

procedure TFrmExemplo.BtnTrocarClick(Sender: TObject);
var
Aux: string;
begin
Aux := EdtA.Text;
EdtA.Text := EdtB.Text;
EdtB.Text := Aux;
end;

3.0 Atributos

Os atributos são variáveis de instância. Para declarar um atributo em uma classe basta definir o identificador e o tipo do atributo na declaração da classe, feita na seção type da Interface da Unit, como abaixo.

type
TFrmSomar = class(TForm)
private
{ Private declarations }
A, B: Double;
public
{ Public declarations }
Soma: Double;
end;

4.0 Encapsulamento

Os principais níveis de visibilidade dos atributos e métodos de uma classe são mostrados abaixo.

Nivel
Visibilidade
Private
Os itens declarados nesse nível só podem ser acessados na mesma unit.
Public
Nesse nível, qualquer unit usuária poderá acessar o item.
Protected
Os itens só poderão ser acessados em outra unit se for em uma classe descendente
Published
É o nível default, igual ao Public, mas define propriedades e eventos usados em tempo de projeto

5.0 Classes

Classes são tipos de objetos, uma classe é declarada na cláusula type da seção interface e os métodos são definidos na seção implementation. Examine o código de um Form para identificar os elementos de sua classe.

interface

type
TFrmSomar = class(TForm)
EdtA: TEdit;
EdtB: TEdit;
BtnSoma: TButton;
procedure BtnSomaClick(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
implementation
procedure TFrmSoma.BtnSomaClick(Sender: TObject);
begin
ShowMessage(EdtA.Text + EditB.Text);
end;

6.0 Objetos

Um Objeto é tratado como uma variável cujo tipo é uma classe. A declaração de objetos é igual à declaração de uma variável simples, tendo no lugar do tipo a classe do objeto.

var
FrmSomar: TFrmSomar;

7.0 Literais

Valores literais são valores usados em atribuições e expressões. Cada tipo tem uma sintaxe diferente.

Tipo
Definição
Inteiro
Seqüência de dígitos decimais (0 a 9), sinalizados ou não
Inteiro Hexadecimal
Seqüência de dígitos hexadecimais (0 a F), precedidos por um sifrão ($)
Real
Igual ao tipo Inteiro, mas pode usar separador decimal e notação científica
Caractere
Letra entre apóstrofos ou o caracter # seguido de um número inteiro entre 0 e 255 (ASCII)
String
Seqüência de caracteres delimitado por apóstrofos

8.0 Constantes

São declaradas na seção const, podem ser usadas como variáveis, mas não podem ser alteradas. Geralmente o nome das constantes é escrito em letras maiúsculas e na declaração dessas constantes não é indicado o tipo.

const
G = 3.94851265E-19;
NUM_CHARS = '0123456789';
CR = #13;
SPACE = ' ';
MAX_VALUE = $FFFFFFFF;

Constantes Tipadas

Na verdade, constantes tipadas são variáveis inicializadas com valor persistente, que podem ser alteradas normalmente, como qualquer variável. A única diferença de sintaxe entre constantes tipadas e simples é que o tipo da constante é indicado explicitamente na declaração. Se uma constante tipada for declarada localmente, ela não será destruída quando o método for encerrado. Para diferenciar das constantes normais, costuma-se declarar estas com letras de caso variável, como abaixo.

const
Cont: Integer = 1;
Peso: Double = 50.5;
Empresa: string = 'SENAC';

9.0 Instruções

Os programas são compostos por instruções, que são linhas de código executável. Exemplos de instruções simples são atribuições, mensagens entre objetos, chamadas de procedimentos, funções e métodos, como mostradas abaixo. As instruções podem ser divididas em várias linhas, o que indica o fim de uma instrução é o ponto e vírgula no final. Quando uma instrução é quebrada, costuma-se dar dois espaços antes das próximas linhas, para melhorar a leitura do código.

Caption := 'Gabba Gabba Hey!';
Form2.ShowModal;
Application.MessageBox('Você executou uma operação ilegal, o programa será finalizado.',
'Falha geral', MB_ICONERROR);

Você pode usar várias instruções agrupadas em uma instrução composta, como se fosse uma só instrução. Uma instrução composta delimitada pelas palavras reservadas begin e end. Toda instrução, simples ou composta, é terminada com um ponto-e-vírgula.

if CheckBox1.Checked then
begin
ShowMessage('O CheckBox será desmarcado.');
CheckBox1.Checked := False;
end;

Estilo de Codificação

As instruções e todo o código de uma Unit devem ser distribuídos para facilitar o máximo a leitura. Para isso, podemos usar a indentação, geralmente de dois espaços para indicar os níveis de código. Procure criar um estilo próprio, que melhor se molde à sua realidade. Se for desenvolver em grupo, é melhor que todos usem o mesmo estilo para evitar confusões.

10.0 Comentários

Existem 3 estilos de comentário no Delphi, como mostrado abaixo.

(* Comentário do Pascal Padrão *)
{ Comentário do Turbo Pascal }
// Comentário de linha do C++

Cuidado com as diretivas de compilação, pois elas são delimitadas por chaves e podem ser confundidas com comentários. A diretiva de compilação mostrada abaixo é incluída em todas as Units de Forms.

{$R*.DFM}

11.0 Tipos de Dados Padrão

O Delphi trata vários tipos de dados padrão, segue uma descrição sucinta desses tipos.

Tipos Inteiros

São tipos numéricos exatos, sem casas decimais. O tipo Integer é o tipo inteiro padrão.

Tipo
Tamanho em Bytes
Valor Mínimo
Valor Máximo
ShortInt
1
-128
127
SmallInt
2
-32768
32767
Longint
4
-2147483648
2147483647
Byte
1
0
255
Word
2
0
65535
Integer
4
-2147483648
2147483647
Cardinal
4
0
429496729547

Tipos Reais

São tipos numéricos com casas decimais. O tipo Double é o tipo real padrão.

Tipo
Tamanho em Bytes
Valor Mínimo
Valor Máximo
Dígitos Significativos
Real
6
10-39
1038
11-12
Single
4
10-45
1038
7-8
Double
8
10-324
10308
15-16
Extended
10
10-4932
104932
19-20
Comp
8
-1018
1018
19-20
Currency
8
-1012
1012
19-20

Tipos Texto

Os tipos texto podem operar com caracteres simples ou grupos de caracteres. O tipo texto padrão é o tipo string.

Tipo
Descrição
Char
Um único caractere ASCII
String
Texto alocado dinamicamente, pode ser limitado a 255 caracteres conforme configuração
PChar
String terminada em nulo (#0), usada geralmente nas funções da API do Windows

O operador + pode ser usado para concatenar strings e você pode usar uma variável do tipo string como uma lista de caracteres.

ShowMessage('5ª letra do título da janela: ' + Caption[5]);
Label1.Text := '2ª letra do Edit: ' + Edit1.Text[2];

Existem várias funções de manipulação de strings, veja algumas das mais importantes mostradas abaixo.

Função
Descrição
AnsiCompareText
Compara 2 strings sem sensitividade de maiúsculas/minúsculas
AnsiLowerCase
Converte todas as letras de uma string para minúsculas
AnsiUpperCase
Converte todas as letras de uma string para maiúsculas
Copy
Retorna parte de uma string
Delete
Apaga parte de uma string
Insert
Insere uma string em outra
Length
Número de caracteres de uma string
Pos
Posição de uma string em outra
Trim
Remove todos os espaços de uma string
TrimLeft
Remove os espaços à esquerda de uma string
TrimRight
Remove os espaços à direita de uma string
Format
Formata uma string com uma série de argumentos de vários tipos

Por exemplo, para comparar o texto de dois Edits, poderíamos usar a função AnsiCompareText.

if AnsiCompareText(EdtA.Text, EdtB.Text) = 0 then
ShowMessage('O texto dos dois Edits são iguais.');

A função Format é especialmente útil na formatação de strings, veja alguns exemplos.

ShowMessage(Format('O número %d é a parte inteira do número %f.', [10, 10.5]));
ShowMessage(Format('Este texto%sfoi formatado%susando o caractere #%d.', [#13, #13, 13]));
ShowMessage(Format('O preço do livro %s é %m.', ['Como Programar em Delphi', 50.7]));

Um detalhe que deve ser observado é que as propriedades dos objetos não podem ser usadas como variáveis em funções. Veja a declaração do procedimento Delete no help.

procedure Delete(var S: string; Index, Count:Integer);

Digamos que você deseje apagar as 5 primeiras letras de um Edit, como a string do Delete é variável, não poderia usar o código abaixo.

Delete(Edit1.Text, 1, 5);

Para você poder fazer a operação desejada, teria que usar uma variável como variável auxiliar.

var
S: string;
begin
S := Edit1.Text;
Delete(S, 1, 5);
Edit1.Text := S;
end;

Tipos Ordinais

Tipos ordinais são tipos que tem uma seqüência incremental, ou seja, você sempre pode dizer qual o próximo valor ou qual o valor anterior a um determinado valor desses tipos. São tipos ordinais o Char, os tipos inteiros, o Boolean e os tipos enumerados. Algumas rotinas para ordinais são mostradas abaixo.

Função
Descrição
Dec
Decrementa variável ordinal
Inc
Incrementa variável ordinal
Odd
Testa se um ordinal é ímpar
Pred
Predecessor do ordinal
Succ
Sucessor do ordinal
Ord
Ordem de um valor na faixa de valores de um tipo ordinal
Low
Valor mais baixo na faixa de valores
High
Valor mais alto na faixa de valores

Por exemplo, use o código abaixo no evento OnKeyPress de um Edit e veja o resultado.

Inc(Key);

Boolean

Variáveis do tipo Boolean podem receber os valores lógicos True ou False, verdadeiro ou falso. Uma variável Boolean ocupa 1 byte de memória.

TDateTime

O tipo TDateTime guarda data e hora em uma estrutura interna igual ao tipo Double, onde a parte inteira é o número de dias desde 31/12/1899 e a parte decimal guarda a hora, minuto, segundo e milissegundo. As datas podem ser somadas ou subtraídas normalmente.

Existem várias rotinas de manipulação de datas e horas, usadas com o tipo TDateTime, veja algumas abaixo.

Rotina
Descrição
Date
Retorna a data do sistema
Now
Retorna a data e hora do sistema
Time
Retorna a hora do sistema
DayOfWeek
Retorna o dia da semana de uma data especificada
DecodeDate
Decodifica um valor TDateTime em Words de dia, mês e ano
DecodeTime
Decodifica um valor TDateTime em Words de hora, minuto, segundo e milissegundos
EncodeDate
Retorna um TDateTime a partir de Words de dia, mês e ano
EncodeTime
Retorna um TDateTime a partir de Words de hora, minuto, segundo e milissegundos

No help de cada uma das funções acima você vai encontrar alguns exemplos, veja os colocados abaixo.

if DayOfWeek(Date) = 1 then
ShowMessage('Hoje é Domingo, pé de cachimbo!')
else
ShowMessage('Hoje não é Domingo, pé de cachimbo!');
var
A, M, D: Word;
begin
DecodeDate(Date, A, M, D);
ShowMessage(Format('Dia %.2d do mês %.2d de %d.', [D, M, A]));

end;

Variant

Tipo genérico, que pode atribuir e receber valores de qualquer outro tipo. Evite usar variáveis do tipo Variant, pois o uso dessas variáveis podem prejudicar a performance do programa, além de diminuir a legibilidade do código fonte e a integridade do executável, veja o trecho de código abaixo e note como esse tipo de variável tem um comportamento estranho.

var
V1, V2, V3: Variant;
begin
V1 := True;
V2 := 1234.5678;
V3 := Date;
ShowMessage(V1 + V2 + V3);
end;

12.0 Conversões de Tipo

Freqüentemente você vai precisar converter um tipo de dado em outro, como um número em uma string. Para essas conversões você pode usar duas técnicas, o TypeCasting e as rotinas de conversão de tipos.

TypeCasting

TypeCast é uma conversão direta de tipo, usando o identificador do tipo destino como se fosse uma função. Como o Delphi não faz nenhuma verificação se a conversão é válida, você deve tomar um certo cuidado ao usar um TypeCast para não criar programas instáveis.

var
I: Integer;
C: Char;
B: Boolean;
begin
I := Integer('A');
C := Char(48);
B := Boolean(0);
Application.MessageBox(PChar('Linguagem de Programação' + #13 + 'Delphi 3'), 'SENAC',
MB_ICONEXCLAMATION);
end;

Rotinas de Conversão

As principais rotinas de conversão estão listadas na tabela abaixo. Caso você tente usar uma dessas rotinas em uma conversão inválida, pode ser gerada uma exceção.

Rotina
Descrição
Chr
Byte em Char
StrToInt
String em Integer
IntToStr
Integer em String
StrToIntDef
String em Integer, com um valor default caso haja erro
IntToHex
Número em String Hexadecimal
Round
Arredonda um número real em um Integer
Trunc
Trunca um número real em um Integer
StrToFloat
String em Real
FloatToStr
Real em string
FormatFloat
Número real em string usando uma string de formato
DateToStr
TDateTime em string de data, de acordo com as opções do Painel de Controle
StrToDate
String de data em TDateTime
TimeToStr
TDateTime em Strind de Hora
StrToTime
String de hora em TDateTime
DateTimeToStr
TDateTime em string de data e hora
StrToDateTime
String de data e hora em TDateTime
FormatDateTime
TDateTime em string usando uma string de formato
VarCast
Qualquer tipo em outro usando argumentos do tipo Variant
VarAsType
Variante em qualquer tipo
Val
String em número, real ou inteiro
Str
Número, real ou inteiro, em String

Veja alguns exemplos de como usar essas rotinas. Conversão de dados é uma operação muito comum na programação em Object Pascal, seeria interessante dar uma olhada no help de cada uma das funções acima.

var
I: Integer;
D: Double;
S1, S2: string;
begin
D := 10.5;
I := Trunc(D);
S1 := FloatToStr(D);
S2 := IntToStr(I);
ShowMessage(S1 + #13 + S2);
end;

 

var
A, B, Soma: Bouble;
begin
A := StrToFloat(EdtA.Text);
B := StrToFloat(EdtB.Text);
Soma := A + B;
ShowMessage(Format('%f + %f = %f', [A, B, Soma]);
end;

13.0 Expressões

Uma expressão é qualquer combinação de operadores, variáveis, constantes, valores literais e chamadas de funções que resultem em um valor de determinado tipo. Uma expressão é usada sempre que precisamos de uma valor que possa ser obtido por uma expressão.

A + 12 * C
Date - 4
StrToInt(Edit1.Text + Edit2.Text)
StrToDate(Edit2.Text) - StrToDate(Edit1.Text)
12 * A / 100
A < B

14.0 Operadores

Os operadores são usados em expressões e a ordem em que as expressões são executadas depende da precedência desses operadores. Veja abaixo a lista de operadores em ordem descendente de precedência.

© 2011 Todos os direitos reservados à Walmiro Fabiano Júnior.

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Operador
Descrição
Operadores Unários
@
Endereço
not
Não booleano ou bit voltado para não
Operadores Multiplicativos e de direção de Bit
*
Multiplicação ou interseção de conjuntos
/
Divisão de Real
div