Por que homenageamos Dr. Didácio de Souza Fonseca?

14-04-2011 19:38

 

Como o meu site defende a igualdade social entre todos, eu não poderia deixar de falar de alguns negros que se destacaram em Barra mansa com as suas ações sociais. Nos homenageamos o Dr. Didácio de Souza Fonseca com o busto e o elevado próximo da prefeitura de Barra Mansa a historia do busto vou contar depois, agora vou falar do Medico Didácio para que todos saibam que Dr. Didácio é digno e merecedor de qualquer homenagem em Barra mansa.  

 

UMA VIDA DEDICADA À MEDICINA

Dr. Didácio se vivo fosse completaria em setembro deste ano 93 anos mais irei resumir a sua carreira em um atendimento que mais marcou a sua carreira.
 
    Foi a de um Homem que o procurou um dia dizendo que sua mulher havia dado a vida a um filho, mais que tinha outro em seu ventre que não conseguia nascer. Didácio recolheu o seu material juntamente com o homem iniciaram uma pequena viajem a cavalo.  Didácio montando a cavalo e o homem a pé  por que o mesmo só tinha um cavalo e fazia questão de ceder o animal para o Medico em respeito a sua profissão. Chegando na casa do homem encontraram a parteira com a criança que já havia nascido e a mãe sofrendo, pois a outra não conseguia nascer sozinha. Dr. Didácio examinou e constatou que ela tinha dilatação suficiente, mais a bolsa de água não estava rompida.  

    

    O medico se preparou e rompeu a bolsa com suas próprias mãos conseguindo retirar a criança logo a pós o rompimento. Neste momento Didácio para mais não para descansar mais sim para conter a emoção “Eu ali no meio do mato sem recurso nenhum lutando para trazer a vida uma criança tendo como aliados a natureza e a coragem daquela mulher.... é uma coisa inesquecível". Didácio definiu que a cara de sofrimento de uma mãe durante o parto e sua expressão de alivio, apos o parto são momentos únicos e o mais gratificante é ver a criança chorando forte como se gritasse CHEGUEI !!!

 

    Quando Dr. Didácio terminou o trabalho e a parteira estava dando banho na criança, o pai o chamou no canto se desculpando disse que não tinha nada para oferecer ao medico, somente um pouco de arroz com um ovo frito. Apesar de ser de manhã e Didácio  ter trabalhando toda a madrugada, aceitou de bom agrado e garantiu que foi o melhor arroz com ovo frito que comeu em sua vida. 

 

Por isto e muitas outras ações que homenageamos este medico com um busto e um elevado mais como disse antes isto eu conto na próxima. 

  

Por

Walmiro Fabiano Júnior

© 2011 Todos os direitos reservados à Walmiro Fabiano Júnior.

Crie o seu site grátisWebnode