Museu de História Afro é inaugurado em Barra Mansa

19-11-2010 19:36

Barra Mansa

 

O município de Barra Mansa ganha, no sábado, dia 20, um centro voltado para a cultura africana. Uma iniciativa do Sr. Walmiro Fabiano, de sua esposa, Marlene Campos Fabiano, e do filho do casal Walmiro Fabiano Júnior, o Centro Cultural Afro-Barramansense Comendadora Maria Sacchi reúne um acervo que ajuda a contar não só a história do negro no país, como também em Barra Mansa e região.

 

São muitas peças da época da escravidão, lamparinas, lampiões, pilão e até tacapes indígenas. Um dos destaques é uma manilha de 1860, de fabricação inglesa, que era usada na canalização de água para abastecimento de Barra Mansa e do então distrito de Volta Redonda.

 

O museu homenageia e reúne artigos de figuras importantes da história afro do município, como Maria Sacchi, que dá nome ao Centro, e Terezinha Sacchi, que dá nome ao Hospital da Mulher, entre outros. Personagens emblemáticos e famosos também têm lugar, como Grande Otelo e Nelson Mandela.

O acervo do museu já foi exposto na Praça da Matriz, no Restaurante Popular, no Sesc-BM, no Clube dos Palmares, em Volta Redonda, e na Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). Agora, ele encontra seu lugar à Rua Manoel Pires, 131, no bairro Vila Independência.

 

© 2011 Todos os direitos reservados à Walmiro Fabiano Júnior.

Crie o seu site grátisWebnode