Dicionário Informático

21-04-2011 11:43

 Segue abaixo a descrição dos nomes técnicos utilizados na Informática, em forma de dicionário, para que você fique por dento e iniba alguns técnicos “espertinhos” um forte abraço.

 

 

A            

© 2011 Todos os direitos reservados à Walmiro Fabiano Júnior.

Crie o seu site grátisWebnode

@ Em português dá-se o nome de ''arroba'' a este símbolo. A arroba é utilizada nos endereços de E-mail (cctmproducoes@clix.pt) e significa ''at'' (em).

Ad é um gráfico ou um banner de uma página web que, quando clicado, leva o internauta a outro website.

Ad Click é o ato de clicar em um ad.

Ad View é a página que mostra o ad. Podem ser mostrados um ou vários "ads" em um mesmo "ad view".

Anti-vírus - é um programa de computador que localiza e corrige os estragos feitos por programas de vírus.

Área de Transferência - é uma zona de armazenamento temporário de informação, utilizada para transferir dados num ou entre vários documentos.

Artigo - Um texto existente na Usenet/News.

ASCII - Norma para a codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.

Attachment Em Português: Anexo. A frase ''esta mensagem de Email tem um attachment'' significa que a mensagem tem um ficheiro em anexo. Um ficheiro anexo a uma mensagem é normalmente representado por um ''clip''.

ARPANET é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA - Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet.

Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password.

Auto-estrada da informação - Um ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, de preferência com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome abusivamente usado por vezes (sobretudo nos media tradicionais) para designar a(s) rede(s) actualmente existente(s) (e em particular a Internet), pois uma grande parte delas ainda tem muitas interligações bastante lentas, longe do futuro próximo em que tudo se contará em dezenas de Mbps e Gbps... :-)

AUP - ver acceptable use policy.

Auto-estrada electrónica - Ver auto-estrada da informação.

B       

Backbone
Se traduzirmos livremente esta palavra para Português ficamos com ''espinha dorsal''. Podemos dizer, por exemplo, que as ligações entre todos os pontos de acesso de um fornecedor de acesso Internet formam um backbone uma vez que esse conjunto de ligações é essencialmente a ''espinha dorsal'' de toda a rede do fornecedor de acesso.

Backup é copiar arquivos para um segundo dispositivo (um outro drive ou disquete) como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original onde os arquivos se encontram. Uma das mais importantes regras no uso de computadores é "faça o backup de seus arquivos regularmente".

Bandwidth é: a) a medida em Kb de dados transferidos num tráfego de um website; b) a capacidade de transporte da informação pelos fios, cabos e canais que nos conectam no cyberspace - há um limite para a quantidade de dados que qualquer tipo de fio/cabo/canal pode transportar num determinado momento, mesmo no caso de fibras óticas; c) a capacidade de armazenamento de um sistema.

Banner é um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Barra de ferramentas - Barra que normalmente se encontra na parte superior da área de trabalho, que contém diversos botões para executar automaticamente diversas operações.

Baud - Número de mudanças de fase do sinal transmitido por um modem. Muitas vezes confundido com a medida bps (bits por segundo), mas com um significado diferente, se bem que possam ter valores aproximados em modems lentos (nos modems mais rápidos, a cada baud podem corresponder vários bps).

BBS - Bulletin Board System. Computador (1 ou vários) que permitem que os utilizadores se liguem a ele através de uma linha telefónica e onde normalmente se trocam mensagens com outros utilizadores, se procuram ficheiros e programas ou se participa em conferências (fóruns de discussão) divulgadas por várias BBS. Digamos que uma BBS está para a Internet assim como uma cidade está para o Mundo.

Bit (Binary Digit)
O BiT é a mais pequena unidade utilizada para medir quantidades de informação. Um BiT é um algarismo (0 ou 1) e a um conjunto de oito bits dá-se o nome de byte. Nos textos electrónicos, por exemplo, cada letra é representada por um byte, ou seja, um conjunto de oito bits. Espinha dorsal de uma rede, geralmente uma infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes.

Bitnet - Rede mundial acessível pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais.

Bookmark
Em português: Favoritos ou, e se traduzirmos à letra, marcador de livro. A função Bookmark (favoritos) encontra-se normalmente nos browsers (o Internet Explorer ou o Netscape Navigator) para marcar uma página que se pretende visitar mais tarde. A página ''marcada'' é adicionada à lista de favoritos que é acessível no menu correspondente.

Bridge é um equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN. Diferentemente dos roteadores ou routers, bridges são protocolo-independente, enviando pacotes sem a capacidade de otimizar rotas. Isso lhes dá velocidade, mas muito menos versatilidade.

Browser
O Browser é o nome genérico do programa que nos permite navegar na Internet. Os mais populares são o Internet Explorer e o Netscape Navigator (pode instalar as versões mais recentes de ambos a partir do seu IP-ROM). Programa que possibilita o acesso às páginas WEB da Internet (www), também conhecido como navegador. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrónico, transferência de arquivos, acesso às páginas Web e acesso aos grupos de discussão. São programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites. Os browsers mais utilizados são o Netscape e o Microsoft Explorer.

Bug
Um bug é um erro num programa (software) ou mesmo num equipamento (hardware) que provoca uma acção inesperada. Um bug pode ser uma falha de segurança num programa, a incapacidade de lidar com datas posteriores a 31 de Dezembro de 1999, entre muitas outras falhas.

Buttons são botões ou selos ilustrativos que fazem parte da programação visual do website.

Byte
O Byte é uma unidade que permite medir a quantidade de informação e é, normalmente, o conjunto de oito bits. Uma letra num texto electrónico, por exemplo, ocupa um byte. Conjunto formado por 8 bits. O maior número inteiro que cada byte pode representar é 2^8 (dois elevado à oitava potência), que é igual a 256.

Bitnet - Rede mundial acessível pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais.

 

C       

Cache
A cache é a parte da memória do computador ou do disco rígido que armazena dados frequentemente requisitados, de modo a aumentar a rapidez de acessibilidade. Os browsers mais populares (Internet Explorer e Netscape Navigator) criam um espaço no disco para utilizar como ''cache'' para que as páginas web já visitadas pelo utilizador fiquem guardadas e apareçam mais rapidamente quando as volta a visitar. 

Cello - Um programa (browser) para navegar no WWW.

Ciberespaço - Por ciberespaço designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda a actividade aí existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios electrónicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.

Cd-rom - este suporte tem o mesmo formato que os conhecidos CD, apresentando uma grande capacidade de armazenamento de informação.

CERN - Centre Européen de Recherche Nucléaire. Centro Europeu de Investigação Nuclear. Um dos centros mais importantes da Internet (e, claro, da investigação física). Nele trabalham centenas (ou mesmo milhares?) de investigadores e a sua "jóia da coroa" é um grande círculo de aceleração de partículas com 27 Km de diâmetro, que fica por baixo de Genebra, na Suiça, actualmente o maior acelerador de partículas existente no Mundo.

CERT - Computer Emergency Response Team. Organismo criado em 1988 pela Darpa, visando tratar questões de segurança em redes, em particular na Internet.

CGI (Common Gateway Interface)
CGI é a abreviatura de Common Gateway Interface, uma tecnologia utilizada para fazer a ''ponte'' entre o browser e as aplicações de servidor. Os programas de servidor a que damos o nome de CGIs são utilizados para desempenhar inúmeras tarefas, como por exemplo processar os dados inseridos em formulários, mostrar banners publicitários, permitir o envio de notícias para amigos, etc.

Chain letter - Uma carta que é recebida por alguém e enviada para várias pessoas e assim sucessivamente até que se torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.

Chain mail - Ver "chain letter".

Ciberespaço - Por ciberespaço designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda a actividade aí existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios electrónicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.

Click through rate é o percentual de usuários que clicam num "ad" exposto numa página web.

Client - Cliente. No contexto Cliente/Servidor, um Cliente é um programa que pede um determinado serviço (por exemplo, a transferência de um ficheiro) a um Servidor, outro programa ou computador. O Cliente e o Servidor podem estar em duas máquinas diferentes, sendo esta a realidade para a maior parte das aplicações que usam este tipo de interacção.

Cliente - Ver client.

Conexão - Ligação do seu computador a um computador remoto.

Correio caracol - Tradução do inglês "snail mail". Ver snail mail.

Comércio Electrónico
Este é o nome genérico que se dá à compra e venda de bens e serviços via Internet. A todo o tipo de comércio que ocorra na Internet dá-se este nome.

Computador é um equipamento eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas e segundo uma representação binária, obedecendo a um conjunto de operações aritméticas e lógicas.

Conta é uma permissão para acesso à Internet, normalmente simbolizada por um login e uma senha. A conta é aberta e mantida num provedor de acesso mediante o pagamento de mensalidades pelo internauta.

Cookies
Se traduzirmos à letra significa ''bolachas''. Os cookies são pequenos ficheiros criados pelo Internet Explorer (ou Netscape Navigator) a pedido do web site que se está a visitar. Um cookie contém normalmente um número de série. Quando se visita de novo o web site que gerou o cookie, o servidor do web site repara que já existe um cookie e assim percebe que o utilizador já visitou o site. O servidor apenas pode lêr o número de série contido no cookie e nada mais. O servidor não pode saber quem o utilizador é nem pode obter qualquer tipo de informações pessoais.

Correio Electrónico (Email)
O Email, também conhecido por correio electrónico, é o envio e recepção de mensagens electrónicas através de um programa apropriado. Para enviar uma mensagem para um amigo que possui um endereço de correio electrónico, basta utilizar um programa de Email (por exemplo o Outlook Express que pertence ao pacote de programas incluidos no Internet Explorer) e digitar o endereço do destinatário, o assunto e o texto da mensagem. Quando se efectua o envio da mensagem, ela demora, normalmente, poucos segundos a chegar à "caixa" de Email do destinatário. Da próxima vez que o destinatário se ligar à Internet e verificar a caixa de Email, recebe a mensagem.

CPU quer dizer Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento. É a unidade que leva e traz instruções da memória do computador e as decodifica para controlar todas as outras partes do computador.

Criptografia é o embaralhamento do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e-mail numa sequência de caracteres alfa-numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

Crosspost - Fazer o crosspost de... Acto de enviar para um grupo de news um artigo (ou parte) já publicado (ou a publicar na mesma altura) noutro grupo.

Cracker - Indivíduo que faz todo o possível e o impossível para entrar num sistema informático alheio, quebrando sistemas de segurança, para assim poder causar danos.

Cyberspace é espaço eletrônico e onde ocorrem as transações na Internet.

Crash
Traduzido à letra ''crash'' significa ''choque'' ou ''acidente''. Quando o computador fica paralizado diz-se que ocorreu um ''crash''. Este termo pode também ser aplicado a um programa individualmente, isto é, se um dos programas ficou paralizado mas o resto do PC está funcional, diz-se que o programa ''crashou''. Muitos utilizadores já utilizam o verbo ''crashar'' embora esta palavra não faça oficialmente parte do vocabulário português.

 

D       

Dados - conjunto de informação contida numa base de dados referente a um determinado assunto

Daemon - Programa que corre (que foi lançado) num computador e está (sempre) pronto a receber instruções/pedidos de outros programas para a execução de determinada acção.

DARPA ou Defense Advanced Research Projects Agency é a organização central de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa norte-americano.

Débito - Quantidade de informação por unidade de tempo.

DHTML é a sigla para Dynamic Hipertext Markup Language. É um tipo de linguagem utilizada para construir as páginas da Web e os websites com recursos de acesso dinâmico.

Dial-IN - Designação de um tipo de ligação ou de um acto de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de uma chamada (telefónica - Dial) para um computador, através de um modem.

Dial-Up é nome do programa utilizado pelo Windows para fazer a conexão do internauta com o provedor de acesso à Internet.

Disquete - São amovíveis e facilmente transportáveis, utilizam-se para transferir informação entre computadores ou para guardar pequenas quantidades de informação. Uma disquete tem capacidade para armazenar apenas uma ínfima parte da informação que se consegue guardar num disco rígido. As disquetes mais utilizadas têm 1.44MB de capacidade.

Disco rígido - é um suporte de armazenamento de grandes quantidades de informação e que se encontra instalado no interior do CPU (Unidade Central de Processamento).

DNS significa Domain Name Server. É um sistema hierárquico de bases de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.

Domínio
Também chamado sub-domínio, é o nome dado ao computador no qual está alojado o servidor das suas páginas. Este domínio pode ser real, se o computador apenas tiver um nome, ou pode ser virtual, se o computador for conhecido por diversos nomes, i.e., se nele residirem vários domínios. Em linguagem corrente, Domínio é utilizado muitas vezes como o nome que identifica uma entidade (organização, marca, produto) na Internet. O domínio é composto por um nome e por um sufixo (ex. ip.pt).

Domínio público - Algo que está no domínio público (software, p. ex.) é algo que se pode copiar, cortar, colar, queimar, distribuir, deitar ao lixo e nomeadamente utilizar sem pagar o que quer que seja! :-) Normalmente deve ser dado o devido crédito ao(s) autor(es) desse algo.

DOOM - Um dos mais famosos jogos distribuídos em shareware na Internet. Os seus criadores (3 jovens) ficaram rapidamente milionários! :-) Tem vários níveis, efeitos sonoros, é a 3 dimensões e permite que vários jogadores joguem simultaneamente, cada um no seu computador. Um verdadeiro clássico no género (tiros e explosões).

Download
Traduzido à letra significa ''carregar para baixo''. Quando se está a transferir um ficheiro de um web site para o computador está a fazer-se um download. Fazer o download de um ficheiro. Acto de transferir o ficheiro de um computador remoto para o seu próprio computador, usando qualquer protocolo de comunicações.

Downtime é a quantidade de minutos e horas por mês nos quais o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva.

E       

E-commerce ou comércio eletrônico é a realização de negócios através da Internet.

E-mail significa correio eletrônico e indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si. 

Edu - Sufixo presente em variados endereços na Internet e que designa instituições de ensino/educação (edu=educational) nos EUA.

Elm - Um programa/leitor de correio electrónico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). À base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor.

Email address - Endereço (de correio) electrónico. Ver Endereço Electrónico.

Emoticon - ver smiley.

endereço electrónico - É uma cadeia de caracteres, do tipo "nome_utilizador@qqcoisa.empresax.pt" (sem aspas) que identifica univocamente um determinado utilizador dentro da Internet e, em particular, a sua caixa de correio electrónica. Qualquer envio de correio electrónico para esse utilizador deve ser feito para o seu endereço electrónico.

Encriptar
Procedimento que codifica o conteúdo de uma mensagem ou ficheiro, impedindo deste modo a sua leitura por utilizadores não autorizados. São técnicas muito utilizadas para proteger e assegurar a privacidade e segurança na transferência de dados confidenciais.

Endereço IP
Um endereço IP é uma sequência de algarismos (exemplo: 192.168.0.1) que representa o endereço de um computador que está ligado à Internet. A cada computador ligado à Internet corresponde um endereço IP. Os endereços sob a forma www.nome.pt são utilizados para não ser necessário decorar números. Ao endereço www.nome.com corresponde um endereço IP. Meio de identificação das diversas máquinas (computadores, routers) numa rede suportada no protocolo TCP/IP.

Ethernet - Uma das arquitecturas possíveis em redes locais. As redes Ethernet usam normalmente cabos coaxiais que interligam vários computadores. Cada um deles acede à rede em concorrência com os outros, existindo depois regras/convenções que permitem designar qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. A informação pode ser transmitida em modo "Broadcast", ou seja, para todos os outros computadores da rede e não apenas para um só.

Eudora - Um programa/leitor de correio electrónico muito completo, existente em várias plataformas, entre elas, os Macintosh e PC (Windows). Recomendado.

 

F      

FAQ (Frequently Asked Questions)
Em Português: Perguntas Frequentes. Uma FAQ (Frequently Asked Questions), é um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes, colocadas pelos utilizadores de determinado site, produto ou serviço.

Fidonet - Uma rede mundial que interliga PC's. Transfere também um tipo próprio de correio electrónico (existindo normalmente a possibilidade de enviar uma carta para alguém na Internet) e grupos de discussão (conferências é o termo exacto) próprios. Digamos que é uma espécie de internet bastante limitada em termos de interacção, difusão, rapidez e heterogeneidade, quando comparada com a verdadeira Internet, mas, é claro, possui uma identidade própria.

Filtros são formas de diminuir o escopo de consultas pela definição de áreas ou tipos de dados a serem incluídos ou excluídos.

Finger - Programa para obter informações sobre uma determinada pessoa que tenha um endereço electrónico na Internet. É indicado o endereço electrónico dessa pessoa e ele procura e devolve informação relativa à mesma, após ter inquirido o computador onde essa pessoa tem a sua caixa de correio.

Firewall
Traduzindo à letra Firewall significa ''Parede de Fogo''. Uma firewall é um programa, um equipamento ou uma combinação dos dois que protege uma rede de computadores (de uma empresa por exemplo) para que os utilizadores de internet não possam aceder a zonas confidenciais da rede protegida. Uma firewall consegue também limitar aquilo que os utilizadores da rede protegida conseguem fazer para fora (impedindo o acesso a determinados web sites, ou limitando o uso de programas de video-conferência, etc).

Flame - Resposta intempestiva e geralmente provocante a um artigo de news oumail. Um conjunto de flames e contra-flames é chamado uma "flame-war". Normalmente neste tipo de discussão, é dificil chegar a qualquer conclusão...

Flame-war - Ver flame.

Follow-up - Resposta a um artigo de news com outro artigo de news, mantendo o mesmo tema de discussão.

Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas. São também chamadas "scripts".

Fórum de discussão - Em inglês, newsgroup. Num fórum de discussão, ou seja, grupo de news, escreve-se (publicamente) sobre o tema indicado pelo nome do grupo.

FQDN - Fully Qualified Domain Name. Nome de domínio completo, tudo aquilo que está à direita do símbolo @ num endereço electrónico, sem que se omita qualquer parte (inclui geralmente a designação do país, da instituição e de um computador, pelo menos). A um FQDN podem corresponder um ou mais endereços IP.

Freeware
Em português: programa (software) gratuito. Um programa do tipo Freeware pode ser utilizado sem qualquer pagamento e sem nenhuma restrição. Software distribuído em regime gratuíto mas segundo alguns princípios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.

FTP (File Transfer Protocol)
FTP significa "File Transfer Protocol". Através deste protocolo é possível efectuar a transferência de ficheiros pela Internet de uma maneira fiável. Actualmente existem programas que utilizam exclusivamente este protocolo, para que se possam efectuar transferências de ficheiros de uma forma prática. A função mais comum do FTP é o "download" de ficheiros, embora muitos programas já executem esta função, se bem que utilizem, normalmente, um protocolo mais lento e menos fiável do que o FTP. Com este tipo de programas também é permitido enviar ficheiros (upload) para áreas de FTP. O upload é mais utilizado para colocar páginas on-line. Protocolo de transferência de arquivos, que possibilita efectuar cópias ( download e upload ) de arquivos da rede para o computador do usuário e vice-versa. Os navegadores WWW podem fazer transferência de FTP, mas existem programas específicos para a tarefa (por exemplo CUTEFTP). É necessário ter um login e senha no servidor para efectuar um FTP, a não ser que o servidor seja Público e aceite FTP anónimo.

FTP - File Transfer Protocol. Designa o principal protocolo de transferência de ficheiros usado na Internet, ou então um programa que usa esse protocolo.

FTP server - Servidor de FTP. Computador que tem arquivos de software acessíveis através de programas que usem o protocolo de transferência de ficheiros, FTP.

full-IP - Ligação total à Internet, através de uma linha dedicada, ou outro meio de comunicação permanente. Assim, todos os serviços da Internet estão disponíveis no computador que possua este tipo de ligação.

FYI - For Your Information. Documento(s) semelhantes aos RFC, mas menos técnicos, contendo informação geral sobre temas relativos aos protocolos TCP/IP ou à Internet.

 

 

      

Gateway é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet. 

GIF (Graphics Interchange Format)
um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato GIF. Estes ficheiros têm a extensão .gif

GNU - GNU's not Unix. Organização/Associação sem fins lucrativos que pretende promover (e promove!) o desenvolvimento de software de todo o tipo (sistemas operativos, compiladores, etc.) comparável ao Unix... mas gratuito! :-)

Gopher é um sistema anterior à World WideWeb (WWW), que organizava e mostrava arquivos dos servidores Internet em formato texto, hierarquicamente estruturado. Com a Web, os bancos de dados do Gopher tem sido transformados em Web sites, muito mais versáteis e fáceis de acessar.

Gov - Sufixo dos endereços electrónicos pertencentes às organizações governamentais norte-americanas.

 

 

H       

Hacker
Em termos gerais um hacker é alguém que gosta de explorar todos os aspectos dos sistemas informáticos, incluindo sistemas de segurança. Hackar é um verbo normalmente utilizado para descrever a violação de um sistema informático. A palavra ''hacker'' significa, para a maioria dos utilizadores, a pessoa que viola a segurança de sistemas informáticos.

Hardware - É a parte física de um sistema informático, ou seja, é todo o equipamento em si. Eis alguns componentes de hardware: monitor, teclado, cpu, rato.

Hierarquia - Hierarquia de directórios é o conjunto dos directórios de um determinado sistema de ficheiros, que engloba a raíz e todos os subdirectórios. Os newsgroups também estão divididos numa hierarquia, começando nos níveis de topo (início do nome do grupo: soc, comp, sci, rec, misc, etc.) e sub-divididos em vários temas, dentro de cada designação de topo. Por exemplo, existem vários grupos soc.culture, entre os quais o soc.culture.portuguese. Geralmente, os grupos que comecem pela código ISO de um país (por exemplo, pt) são distribuídos apenas a nível nacional dentro desse país (por exemplo, pt.mercado, pt.geral, etc.)

Hiperligação
Esta é a tradução literal de ''Hiperlink''. As palavras ou imagens de uma página web nas quais é possível clicar chamam-se links, hiperlinks ou hiperligações.

Hipermídia é a mídia que inclui gráficos, sons e vídeos.

Hipertexto é o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de hiperlinks ou links.

Hit é qualquer ação de um internauta quando visitando um website, seja ver uma página ou download um arquivo.

Home Page
Este termo quer normalmente dizer ''página principal de um web site''. A Home Page de um web site é a sua página principal. A home page de um utilizador pode ser a sua página pessoal, mas pode também ser a página que carrega quando se abre o browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator).

Host - Computador central. Também chamado de servidor ou nó, por vezes.

Howto - Documento(s) em formato electrónico, que acompanham o Linux (versão de domínio público do Unix, para PC's) e que constituem uma espécie de manual, onde se pode procurar informação sobre quase toda a tarefa de instalação, administração eactualização do Linux.

HTML (Hyper Text Markup Language)
À linguagem utilizada para produzir páginas web dá-se o nome de HTML, ou seja, produzir um ficheiro html é sensivelmente a mesma coisa que produzir uma página web.

HTTP (HyperText Transfer Protocol)
O ''protocolo'' utilizado para navegar na web é o http, isto é, ao escrever ''https://www.nome.pt/index.html'' estamos a dizer ao browser para transferir o ficheiro index.html, que está no servidor www.nome.pt, com o protocolo http. É uma linguagem de descrição de páginas de informação, standard no WWW. Com essa linguagem (que, para além do texto, tem comandos para introdução de imagens, formulários, alteração de fontes, etc.) podem-se definir páginas que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animações. Abreviatura para HyperText Transfer Protocol, protocolo utilizado ao nível de aplicações na Internet para a pesquisa e consulta de páginas na Web.

Hospedagem é o ato de armazenar websites de clientes por parte de um provedor de acesso.

Host é um computador numa rede de computadores.

HTML ou Hyper Text Markup Language é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos Web (websites).

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo padrão que permite a transferência de dados na Web entre os servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de uma página para a outra através dos links do hipertexto.

Hub é um ponto comum de conexão para equipamentos em rede. São normalmente usados para conectar os segmentos de uma LAN

 

 

I     

IETF - Internet Engineering Task Force. Um grupo de pessoas que teem a missão de criar soluções técnicas para a evolução da Internet. 

IMHO - In My Humble Opinion. Na minha modesta opinião (NMMO). Sigla usada quando alguém deseja exprimir uma opinião e gosta de se manter modesto! :-)

Infonauta - Assim como o astronauta é um "viajante interplanetário", um infonauta é um "viajante" no mundo da informação, aquele que navega à procura de informação.

Information super-highway - Ver auto-estrada da informação.

Internauta é a gíria usada para identificar o usuário da Internet, a pessoa que usa a Internet para comunicação, pesquisa, trabalho e/ou lazer.

Internet
A Internet é a rede das redes, que é formada por um vasto conjunto de redes independentes ligadas entr si. A Internet liga computadores de diferentes tipos e dimensões e permite a comunicação entre pessoas de diferentes países, raças e culturas. A melhor demonstração real do que é uma auto-estrada da informação. A Internet (com I maiusculo) é uma imensa rede de redes que se estende por todo o planeta e práticamente todos os países. Os meios de ligação dos computadores desta rede sao variados, indo desde radio, linhas telefonicas, ISDN, linhas digitais, satélite, fibras-ópticas, etc. Criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD) como um projecto pioneiro de constituição de uma rede capaz de sobreviver a ataques nucleares, foi-se expandindo até chegar ao tamanho e importância que hoje tem (várias dezenas de milhões de utilizadores). Indispensável!

Internetiano - Aquele que navega na Internet. Internauta.

Internic - Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem o pedir e é também o gestor da raíz (topo da hierarquia) do DNS mundial.

Intranet
A uma rede interna (dentro de uma empresa ou residência) que tem um servidor web internet e outras ferramentas de comunicação dá-se o nome de Intranet. Esta rede pode, naturalmente, estar ligada à Internet, mas o facto de possuir um web site interno apenas disponível para os funcionários da empresa é o suficiente para se dizer que é uma Intranet.  Esta rede pode, naturalmente, estar ligada à Internet, mas o facto de possuir um web site interno apenas disponível para os funcionários da empresa é o suficiente para se dizer que é uma Intranet. 

IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet. É este protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet.

IRC (Internet Relay Chat)
O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço que permite conversar com outros utilizadores em tempo real, em modo de texto. Ao utilizar um programa para este tipo de serviços (por exemplo o mirc) pode escolher um de muitos servidores de conversa disponíveis, um "nick" (pseudónimo) que pode ser o seu nome verdadeiro ou um nome inventado, e de seguida escolher um dos muitos canais (também chamados de salas) para conversar com os utilizadores que aí estiverem presentes. Tudo aquilo que escrever numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores da sala, e tudo aquilo que os outros utilizadores escreverem pode ser lido por si. É ainda possível conversar em privado com um só utilizador.

ISDN (Integrated Service Digital Network)
Em Portugal as linhas telefónicas do tipo ISDN são conhecidas pelo nome RDIS. Este tipo de linhas telefónicas permitem ligações à Internet a velociades de 64 kbits/segundo. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um ''modem RDIS''. As linhas RDIS têm outras utilizações (para além de serem utilizadas para fazer chamadas telefónicas normais) e têm uma assinatura mensal superior à linha telefónica tradicional. Na linha RDIS o preço dos impulsos e a sua duração é igual à linha telefónica tradicional.

ISO - International Standards Organization. Organização internacional para a definição de normas.

ISP (Internet Serviçe Provider)
Em Português: Fornecedor de Acesso Internet. As empresas através das quais os utilizadores se ligam à Internet são Fornecedores de Acesso Internet.

 

 

J       

Java
Linguagem de programação que possibilita criar interactividade em páginas Web. A utilização de pequenos programas em Java também designados por Applets, permite criar diversas funções, tais como, animações, cálculos e outros truques. Linguagem de programação que permite criar applets (pequenas funções) que se podem incluir em hypertexto-html e produzir tarefas que o html não permite efeitos, animação, pesquisas, etc.

JPEG (Joint Photograhic Experts Group)
É um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato JPEG. Estes ficheiros têm a extensão .jpg Formato de compreensão de Imagem, que permite substancial redução do tamanho do arquivo, bem como o balanceamento da qualidade versus compreensão.

 

 

K       

KB significa KiloByte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 bits.

KbPS é a sigla para Kilobits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados. 1 KbPS = 1.000 BPS (bits por segundo).

kbps
Abreviatura de ''kilobits per second'' ou seja, kilobits por segundo. Esta é a unidade de medida da velocidade de transmissão da informação. Quando se diz que um modem tem a velocidade de 33.6 kbps significa que ele é capaz de transferir 33.6 kilobits de informação por segundo.

Kermit - Um programa/protocolo de comunicações que permite, entre outros, a transferência de ficheiros entre duas máquinas.

kill file - Filtro para evitar mensagens com certa origem ou certo tema nos grupos de discussÆo da Usenet. É geralmente um ficheiro onde se traduzem, através de regras definidas, quais os artigos que se pretendem evitar.

Kilobyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um kilobyte equivale a 1024 bytes (e não a mil bytes como a palavra pode kilo pode sugerir).

 

 

L       

LAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma área relativamente pequena.

Laptop é um computador pequeno e portátil que você pode colocar no seu colo (top=em cima e lap=colo em inglês). Também conhecido como notebook

Largura de Banda (Bandwidth)
Velocidade máxima que uma determinada ligação permite. Por exemplo: ao ligar o computador ao fornecedor de acesso internet com um modem de 33.6 kbps estabelece-se uma ligação cuja largura de banda é 33.6 kbps. Ao transferir um ficheiro a velocidade máxima que é possível atingir é de 33.6 kbits por segundo.

Latência - Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicação. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latência de um satélite VSAT é de 300 ms, o que significa que um caracter enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.

Leased-line - Linha alugada. A maior parte das linhas que ligam as várias máquinas da Internet são linhas alugadas disponíveis permanentemente. Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente. Em Portugal, ainda é um sonho instalar uma, pois é bastante caro.

Linha alugada - ver leased-line.

Link - Parte de uma página da web que se conecta a outra página ou parte da página.

Links são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web.

Linus Torvalds - The one and only! :-) O inventor do Linux, aquele que teve a ideia e desenvolveu o núcleo (kernel) e algumas ferramentas/utilitarios basicos. A melhor ideia dele foi talvez o facto de o disponibilizar na Internet, tornando-o um sistema operativo de domínio público. Linus foi mais tarde apoiado entusiasticamente por muitos outros "internetianos" ou "internautas" (e não só) formando uma equipa que regularmente constrói novas aplicações, melhora as existentes, corrige erros, etc.

Linux - Nome derivado do nome do autor do núcleo deste sistema operativo, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operativo com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução... e é do domínio público. Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que mais não são do que um núcleo (recompilável) acompanhado de programas, utilitarios, ferramentas, documentação, etc. Uma das releases mais conhecidas é a Slackware.

Lista de discussão é um programa que reúne vários endereços de correio eletrônico de pessoas interessadas em um assunto específico. Este programa redistribui a todos os mails que tenham sido passados por qualquer um dos participantes da lista.

Log é um arquivo criado por um servidor web que contém todas as informações de acessos à Internet considerando a atividade do servidor.

Login pode significar: a) o ato de acessar a Internet; b) o seu nome de usuário para o acesso à Internet (cadastrado em um provedor em conjunto com uma senha) ou para o acesso a um website que porventura exija um cadastramento prévio do internauta (neste caso, o cadastramento do login é feito no website).

Logout - Acto de desconectar a sua ligação a um determinado sistema ou computador.

Lynx - Um programa (browser) para ver navegar no WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto só se pode visualizar a informação textual, ficando a restante (imagens, sons, etc.) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.

 

 

M       

Mail - carta electrónica. 

Mailing List
Em português: Lista para envio de Correio. Uma mailing list é uma lista à qual o utilizador pode adicionar o seu endereço de correio electrónico para receber mensagens do moderador da lista e/ou dos restantes membros. Alguns web sites têm mailing lists para manter os seus membros informados das novidades e nas quais o utilizador se pode inscrever digitando o endereço de Email numa pequena ''caixa'' presente no web site.

Mail server - Programa de computador que responde automaticamente (enviando informações, ficheiros, etc.) a mensagens de correio electrónico com determinado conteúdo.

MAN - Metropolitan Area Network. Rede de computadores com extensão até algumas dezenas de quilómetros, interligando normalmente algumas centenas de computadores numa dada região.

MB significa MegaByte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 KB ou 1.048.576 bits.

MbPS significa Megabits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados via modem. 1 MbPS = 1.000 KbPS = 1.000.000 BPS.

Megabyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um megabyte equivale a 1024 kilobytes.

Micreiro é aquele que passa muito tempo trabalhando ou brincando com o auxílio de um micro-computador.

Micro-computador é um computador de pequeno porte. É também chamado PC, sigla para Personal Computer (computador pessoal).

Mil - Sufixo dos endereços electrónicos pertencentes às organizações militares norte-americanas.

Mime - Multipurpose Internet Mail Extensions. Conjunto de regras definidas para permitirem o envio de correio electrónico (texto) com outros documentos (gráficos, sons, etc.) anexos.

Mirror - Um computador (ou espaço em disco) onde se guarda uma cópia de informação proveniente de outro recurso na Internet. Os utilizadores não precisam de se ligar ao local original e podem obter a informação desejada num dos locais (escolhendo o mais próximo) onde exista uma cópia.

Modem - MOdulador DEModulador. Pequeno aparelho (sob a forma de uma carta interna de expansão - a introduzir no interior do seu computador - ou uma caixa de plástico com luzinhas no painel posterior) que permite ligar um computador à linha telefónica, para assim estar apto a comunicar com outros. Muitos dos modems são também capazes de realizar funções de fax. A sua aplicação mais importante será porventura a ligacao a BBS ou à Internet (através de um fornecedor de acesso)Esta palavra resulta da junção das palavras modulador e desmodulador. Dá-se o nome de modem ao aparelho que transforma dados analógicos em digitais e vice-versa. O modem é o pequeno aparelho (ou placa) que liga o computador à linha telefónica para estabelecer a ligação com o fornecedor de acesso Internet.

Mosaic - O primeiro browser gráfico para o WWW, concebido pela NCSA (EUA). Com ele o WWW tomou um grande impulso pois foi a primeira ferramenta a permitir visualizar a informação do WWW de forma gráfica e atraente.

MP3 - Algorítimo de compressão de arquivos de som. Permite a compressão de música com qualidade próxima do CD, porém com um ganho de espaço de até 11 vezes. Um único CD pode armazenar até 120 músicas, num total de 10 a 11 horas de gravação. Existe na Internet um número razoável de servidores de música, onde é possível obtê-las gratuitamente e reproduzi-las num computador.

MUD - Multi User Dungeon. Um jogo para vários utilizadores, normalmente presente num qualquer servidor na Internet. É uma espécie de Mundo Virtual onde se podem encontrar e interactuar vários utilizadores. Normalmente, passa-se tudo textualmente (nada de imagens bonitas ou sons espalhafatosos).

Multi-frequência - Várias frequências. Deginação para uma linha telefónica em que a marcação de um número é feita por emissão de várias frequências (ou seja, tonalidades em vez de impulsos).

 

 

N       

Navegação é o processo de se mover de um website para outro seguindo links.

Navegar - Na Internet significa vaguear, passear, procurar informação, sobretudo no WWW.

NCSA - National Center for Supercomputing Applications.

NCP significa Network Control Protocol, ou protocolo de controle de redes.

Nerd significa micreiro bitolado e compulsivo.

net - Rede (de computadores, nexte contexto).

Net - Net (com N maiúsculo) é uma abreviatura para designar a Internet.

Netiquette - Conjunto de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet, de modo a se evitarem erros próprios de novatos aquando da interacção com outros utilizadores (mais experientes). A netiquette baseia-se muito no simples e elementar bom senso.

Netscape - Um programa (browser) para o WWW. Sucessor do Mosaic e desenvolvido pela mesma equipa de programadores, o Netscape evolui mais rapidamente e está-se a tornar no browser de WWW mais usado, devido às suas características de rapidez, cache, visualização interna de vários formatos de ficheiros, suporte para uma línguagem de descrição de página mais evoluída, etc.

Network - Rede (neste contexto, uma rede de computadores, claro).

Newbie - Novato. Designação (nalguns contextos) depreciativa dada pelos veteranos da Internet àqueles que a descobriram recentemente.

News - Noticias, em português, mas melhor traduzido por fóruns ou grupos de discussão. Abreviatura de Usenet News, as news são grupos de discussão, organizados por temas (mais de 10.000!), a maior parte deles com distribuição internacional, podendo haver alguns distribuídos num só país ou numa instituição apenas. Nesses grupos, públicos, qualquer pessoa pode ler artigos e escrever os seus próprios artigos. Alguns grupos são moderados, significando isso que um humano designado para o efeito lê os artigos antes de serem publicados, para constatar da sua conformidade para com o tema do grupo. No entanto, a grande maioria dos grupos não são moderados.

Newsgroups
Em Português: grupos de notícias ou grupos de discussão. Os Newsgroups permitem, aos utilizadores de todo o mundo, trocar ideias entre si através de mensagens que todos podem ler. Imagine, por exemplo, um placard na cafetaria de uma escola que está visível a todos. Se colocar uma mensagem todos os alunos a podem ler. Qualquer um pode, da mesma forma, colocar uma mensagem em resposta à sua. Agora imagine que existe um placard para cada assunto diferente. Os newsgroups funcionam de uma forma muito semelhante.

NNRP - Network News Reading Protocol. Protocolo que permite que um programa leitor de news obtenha a informação (artigos, grupos, etc.) a partir de um servidor de news.

NNTP - Network News Transport Protocol. Protocolo para a transferência dos grupos de news da Usenet e mensagens de controlo.

Node é uma unidade da informação.

Notebook é um computador pessoal pequeno, leve e portátil. Notebook = caderno em inglês.

 

 

O       

On-line significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem. 

Offline - À letra: "fora da linha". Significa que nenhuma ligação por linha telefónica ou outra está no momento activa. Por exemplo, a leitura de mail offline implica que se possa ler mail no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor (tendo portanto sido transferidas as cartas para esse computador, previamente). As ligacoes offline não permitem a navegação interactiva na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.

Online - Por oposição a offline, significa "estar em linha", estar ligado a um determinado momento à rede ou a um outro computador.

Outlook Express - é uma aplicação disponibilizada juntamente com o Internet Explorer, que possibilita a gestão de correio electrónico (e-mail) de um utilizador ou de vários, bem como o acesso a Newsgroups para troca de informação com outros utilizadores.

 

 

P       

Pageviews - É a página que aparece na tela. Por exemplo, você entrou neste site (www.clm.com.br). Abriu a página principal, 1 page view. Aí você clicou em no link WebTrends, segunda page view. Se clicar em outro link ou voltar para uma das duas páginas anteriores será a terceira pageview.

Página é o conjunto de textos e ilustrações que são mostrados em uma mesma tela.

Password - Palavra-chave usada para identificação do utilizador, em conjunto com o login (não sendo este secreto, como o é - deve ser - a password).

PGP - Pretty Good Privacy. Programa para a codificação mensagens de texto, inventado por Philip Zimmerman. Uma mensagem assim enviada é inquebrável e só o seu destinatário a pode descodificar, dando para isso uma chave que só ele conhece.

Pine - Um programa/leitor de correio electrónico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). à base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor. Dizem os utilizadores que é mais simples que o elm... Suporta também o formato de mensagens MIME (mensagens de texto com outro tipo de ficheiros anexos).

Ping - Pequeno utilitário utilizado para ver se uma determinada ligação se encontra activa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação. O ping envia pacotes (geralmente 64 bytes) para um ponto, que responde enviando um outro pacote equivalente.

Plataforma é o sistema operacional utilizado pelo internauta (Windows 95, NT, Unix, etc.).

Plug and Play - tecnologia que permite que o computador detecte e configure automaticamente o sistema operativo para trabalhar com novos equipamentos que se liguem ao computador , com a miníma intervenção do utilizador.

Plug-in
Utilitário que aumenta a funcionalidade de um determinado programa. Para conseguir navegar em páginas web com funcionalidades especiais é necessário instalar os ''plug-ins'' no browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator) correspondentes a essas funcionalidades.

POP (Point of Presence)
Em Português: Ponto de Presença. Um POP é, normalmente, um servidor de um fornecedor de acesso internet instalado numa determinada localidade para permitir a ligação por chamada local. Se um fornecedor de acesso Internet tem um POP em Coimbra isso quer dizer que os utilizadores de Coimbra se podem ligar ao fornecedor de acesso por chamada local.

Port - Porto ou Porta, em português. A interface de sockets, no Unix faz corresponder aos processos daemon um port, onde esse processo se registou na altura do seu arranque e que permite a um programa cliente saber onde se deve ligar. Por exemplo, o servidor de mail (mail daemon) está sempre à escuta no port 25 (até 1023 os ports são reservados ao sistema).

Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas

Post - Designa um artigo de news, por vezes. Fazer um post significa escrever e enviar um artigo para um grupo de news.

PPP - Point to Point Protocol. O PPP situa-se no nível 2 do modelo OSI (chamado "Data Link Layer"). Através do PPP podem-se usar diversos protocolos de comunicação, como TCP/IP, IPX/SPX, NetBEUI, ..., numa linha telefónica, para que através da mesma um computador pessoal se possa ligar à Internet (ou outra rede, desde que seja usado o protocolo correcto) e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes. É uma norma, posterior ao SLIP, mas mais genérica e robusta.

Processo - Programa a correr num determinado instante, portanto presente na memoria do computador. Esta terminologia é usada em máquinas Unix, onde se podem ter vários processos a correr ao mesmo tempo.

Protocolo é um formato estabelecido para a transmissão de dados entre dois dispositivos de computadores (drives, impressoras e modens, por exemplo). Protocolos definem o tipo de consistência e checagem de erros, o método de compressão de dados, a forma como o dispositivo de envio indicará que a mensagem está terminada e a forma como o dispositivo de recebimento indicará que recebeu a mensagem.

Provedor de acesso é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores de serviços Internet.

Provedor de informação é uma empresa que provê informações variadas em seu website.

Proxy
Um servidor proxy está encarregue de ''navegar'' nas páginas em nome do utilizador e guardar essas página no seu disco, ou seja, se o Internet Explorer do utilizador estiver configurado para navegar com o ''proxy'' do fornecedor de acesso, as páginas visitadas pelo utilizador ficam guardadas no proxy. Quando um outro utilizador pretende visitar a página que já foi visitada pelo primeiro utilizador, o acesso à página é mais rápido porque já estava guardada no proxy do fornecedor de acesso.

Pt - Código ISO atribuído para identificação de Portugal.

Pt-net - Uma mailing list de portugueses, no estrangeiro (principalmente) e em Portugal. É a mais importante mailing list portuguesa e ai se debatem temas de todo o tipo, geralmente relacionados com Portugal.

Public domain - Domínio Público.

Pulse - Impulso. Uma linha telefónica é por impulsos se não for multifrequências, isto é, os sinais de digitação são enviados por uma serie de pequenos impulsos, separados por espaços. A digitação (e estabelecimento de chamada) neste tipo de linhas é mais lenta.